Fé de segunda mão




“A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus.” — Romanos 14:22, ARA


Muitos, se não a maioria daqueles que professam ser cristãos, têm o que chamamos de “fé de segunda mão”.


É maravilhoso quando outros compartilham sua “fé” conosco; mas, infelizmente, boa parte do que muitos acreditam foi simplesmente passado a eles por outros, sem nenhum teste ou comprovação. O único caminho para que a fé seja verdadeiramente nossa é buscarmos as Escrituras, para nos convencermos.


“Estude para mostrar-se aprovado a Deus, um obreiro que não precisa se envergonhar, ensinando corretamente a Palavra da Verdade.” — 2 Timóteo 2:15 (KJV, em inglês)


Observe atentamente as palavras de Paulo: “Estude para mostrar-se” (isto é, a si mesmo) ... e no início do artigo: “A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus.”


Deus nos chamou para termos uma fé individual perante Ele. Ninguém tem o direito de nos dizer em que acreditar, ou nos fornecer credos ou declarações doutrinárias. Nossa fé deve ser pessoal, sem restrições, sem manipulação.


“Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.” — 2 Coríntios 1:24 NVI


A caminhada da fé verdadeiramente começa com a libertação da escravidão do domínio religioso, e sua jornada termina quando nos encontramos individualmente de pé perante Deus pela fé pessoal. Abrace esta verdadeira liberdade: A liberdade da religião, a liberdade de fé — a liberdade de seguir seu próprio coração de fé aonde quer que Deus o leve.


Possuir uma forte fé pessoal é o que traz glória ao Pai.


“E [Abraão] não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus.” — Romanos 4:20 ARC


Não se contente com uma “fé de segunda mão”, pois isso não é verdadeiramente fé — ou pelo menos não é fé em Deus e na Sua Palavra — é meramente fé nos homens e suas palavras. Não devemos simplesmente seguir o que ouvimos, ou nossas noções e suposições preconcebidas. Deus deseja que tenhamos uma fé toda nossa, para que possamos conhecer e crer de primeira mão (de experiência própria) no que Ele disse; porque a fé é simplesmente aceitar Deus em Sua Palavra.


Não caia na armadilha de ter uma “fé de imitação”, uma “fé de segunda mão”. Tenha a coragem de acreditar em Deus e na Sua Palavra por si mesmo!


Clyde L. Pilkington, Jr.


(Fonte: Secondhand “Faith”.)


Comentários

Postagens mais visitadas